17
out

O que é e o que faz um calculista estrutural?

O cálculo estrutural em uma construção

O cálculo estrutural, como o nome já diz, está relacionado aos elementos de uma estrutura. Ele também é usado para verificar como elas se comportam mediante diversos esforços e situações. Resumindo, o objetivo é verificar se a estrutura realmente “aguenta ficar de pé”, de modo que se torna essencial para um bom desenvolvimento e execução da obra.

calculista estrutural

Imagem: clicportal.com.br

O que é um calculista estrutural?

Assim, o calculista estrutural é responsável pelo cálculo de esforços, reações e deformações uma estrutura. Depois disso, ele é capaz de fazer o cálculo e dimensionamento dos elementos que suportarão tais esforços sem que ocorram danos às estruturas, de modo a evitar acidentes. Para isso, há várias normas que estabelecem limites e orientam o trabalho desse profissional.

Formação e mercado de trabalho do calculista estrutural

Normalmente, o calculista estrutural possui graduação em Engenharia Civil. É durante a graduação que ele passa por disciplinas que vão auxiliar na compreensão de como é feito o cálculo estrutural, como física, resistência dos materiais, estática, estrutura e tantas outras. Ele pode se especializar em diversas áreas, como madeira, concreto e metais.

calculista estrutural arquiteta 3 - O que é e o que faz um calculista estrutural?

Imagem: cimentoitambe.com.br

Ainda, para ser um bom calculista estrutural e gostar do trabalho, é preciso ter grande afinidade com matemática e física, que fazem parte do dia a dia do profissional. Além disso, é preciso ter afinidade com programas computacionais usados como ferramentas auxiliares. Afinal, nós sabemos que tais cálculos deixaram de ser feitos manualmente há tempos e que, felizmente, há várias ferramentas que  tornam o trabalho relativamente “mais simples”. Porém, vale ressaltar que um software não substitui o profissional e que saber operá-lo não torna qualquer pessoa um calculista.

calculista estrutural

Imagem: carmona.eng.br

O calculista trabalha juntamente a outros profissionais, como os engenheiros e arquitetos, de modo a elaborar a melhor estrutura para tornar o projeto uma realidade. Há uma responsabilidade muito grande sobre o calculista estrutural, o que faz com que ele deva realizar um trabalho minucioso e cuidadoso. No entanto, para que ele possa executar seu trabalho, é necessário que os elementos utilizados estejam de acordo com as especificações, como o concreto, por exemplo. Se o calculista faz o seu trabalho baseado em um tipo de concreto e outro material é usado na obra, o resultado pode ser desastroso.

O mercado de trabalho é normalmente aquecido para o profissional, principalmente para quem já tem experiência, mas ele varia de acordo com o mercado da própria construção. Destaca-se que não há demanda só na área da construção civil. O calculista estrutural pode atuar nas áreas de engenharia mecânica, naval, aeronáutica, na produção de aviões, navios, automóveis e mais.